quinta-feira, 20 de abril de 2017

PRÓXIMA ESTAÇÃO

MANOEL HERCULANO


Piuí, piuí, Piauí, peraí, ainda não é aí
é na próxima estação
ali no Maranhão
Mas o coração não se contém
já não cabe na cabine deste trem
e tudo certo, tudo bem
tem sido assim desde Belém
A poesia deita e rola no trilho
e nos olhos outro brilho
emoção além, a perder de vista, a mil e cem
Trem azul, trem da alegria, trem bom
trem das onze que apita ao passar por Timon
E passa tudo diante das vistas da janela
passa ela
e o trem fica mais cheio de graça
quando cruza com a Maria Fumaça
Os enamorados pegam fogo
jogam mais lenha na fogueira
uns perdem a voz
outros desenvolvem gagueira
Diante daquela paisagem pintada quadro a quadro
a seca, as cercas, a pastagem
quem ama vê beleza ao quadrado
Há sempre uma flor solitária embelezando a área
um pássaro cantante e poeta o bastante
uma lua para banhar tudo e todos sem distinção
uma residência, uma resistência
um apito, um grito
uma denúncia de extinção
Tantos lugares revisitados
olhares requisitados
que o azul vira azulejo
minha amada, há quanto tempo não te vejo
Por isso voltei ao passado
para dizer que ao teu lado meu rio é todo mar
e que o verbo amar tinha outro valor
quando eu chegava de trem na Ilha do Amor

----------------------------------------------------------

Estou de volta, após lançamento do meu livro
"Ô DE CASA - RIO MARANHÃO" que agora
anda comigo por aí, quem vai querer?... E com
este poema (mais um sobre trem) que entrou na
Antologia "O trem e o imaginário IV" a pedido
da querida Lydia Simonato. Participei de três:
Tempos de trem, RJ 450, e agora com este que,
sendo cobrado, enviei de última hora, mas acho
que ficou bom, resolvi postar aqui, deve entrar no
meu próximo livro com outros poemas daqui que
não entraram no "Ô de casa...", primeiro livro.
Bem, eu quero agradecer muito as visitas aqui no
Blog, têm me surpreendido. Muitos poemas estão
no livro, principalmente os que fazem parte do
espetáculo que apresento. Então leia o Blog,
compre o livro, assista/contrate o espetáculo.
Obrigado! CONTATO: poetaherculano@gmail.com
Agora é 1:20h do dia 21.04.2017, feriado... E dia
25 é meu niver, vou comemorar e lançar o livro
no Corujão da Poesia. Viva! Dia 5 foi Liiindo!!!
Abraços e beijos.
MH    



Nenhum comentário: